quinta-feira, 25 de junho de 2015

Conjunto de Violões da UFMT apresenta cancioneiro popular brasileiro, sulamericano e internacional

No dia 11 de junho, segundo dia da Conferência Brasileira de Folkcomunicação, mal terminava a apresentação do Grupo de Choro da UFMT, no hall do Centro Cultural, começava a apresentação do Conjunto de Violões da UFMT, no Auditório do mesmo Centro Cultural.

Os participantes da Conferência, que também circulavam pela Mostra de Fotografias “Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais”, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), logo em frente no mesmo prédio, passavam do hall ao Auditório, onde o Conjunto de Violões apresentava um repertório do cancioneiro popular brasileiro e da música popular sulamericana e internacional.

Foram apresentados ao público os tangos “Hojas”, “Charcos” e “Domingo”, do uruguaio Homero Perera, “Eleanor Rigby”, de Paul MacCartney/The Beatles, “Espanhola”, de Cristina Tourinho, e “Cateretê”, de J. Queiroz.

Na foto, os instrumentistas se apresentam com performance da bailarina e coreógrafa Elka Victorino, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT.

O Conjunto de Violões da UFMT participou da XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação a convite da Comissão Ortanizadora Local e da Direção Artística do Evento, sob coordenação de Maria Thereza de Oliveira Azevedo.


Sobre

O Conjunto de Violões da UFMT foi criado em 2007 pela musicista, instrumentista, intérprete e pesquisadora Teresinha Prada, professora do Curso de Artes/Música e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. O Conjunto mantém-se em atividade até hoje, sob coordenação de Teresinha Prada no formato de projeto de extensão da UFMT, com participação de alunos de Artes/Música e diferentes formações ao longo dos anos.

O Conjunto de Violões já se apresentou na 3ª. Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso,  um dos eventos mais importantes da música contemporânea no país, realizado pelo Núcleo de Estudos e Interpretação da Música Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (Necimc-UFMT), coordenado por Teresinha Prada e Roberto Victório.

Historicamente estigmatizado no Brasil, por ter sua imagem vinculada à boemia e à vida improdutiva economicamente, o violão hoje mantém sua característica de instrumento de domínio popular, mas sendo ensinado em conservatórios e em cursos de graduação em música, além de intensamente pesquisado em programas de pós-graduação.

As apresentações do grupo de instrumentistas, em sua atual formação, vêm sendo realizadas em diversos lugares na cidade, como o Hospital Julio Muller (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Várzea Grande (Região Metropolitana).




Texto: Assessoria Folkcom Cuiabá 2015
Foto: Iuri Gomes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes