quarta-feira, 10 de junho de 2015

Marcas folk na produção literária de Beltrão

A professora e pesquisadora Eliane Mergulhão, da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos-SP, fará o lançamento do livro “Marcas folkcomunicacionais na obra literária de Luiz Beltrão”, durante a XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação.

O lançamento será no dia 11 de junho, às 19h30, durante a abertura da Mostra Fotográfica Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT.

Em sua obra literária, menos conhecida que as obras científicas, Luiz Beltrão tece narrativas que descrevem a realidade dos grupos oprimidos, descortinando o cotidiano das classes desfavorecidas, sempre em confronto com os poderes políticos e sociais.

Nesse estudo, a autora busca verificar em que medida a obra literária de Beltrão engendra também elementos constantes nos estudos de folkcomunicação, como perspectiva teórica comunicacional dos excluídos.

“Para este estudo foram selecionados contos e romances, com o objetivo de se encontrar no texto literário marcas identificadoras da Folkcomunicação, já que a própria trama narrativa de Luiz Beltrão se dá, freqüentemente, na presença do embate político-ideológico entre cultura acadêmica e cultura popular, salientando ainda diferenças sociais extremadas”, descreve a autora no resumo do livro.

Com apoio teórico do sociólogo Pierre Bourdieu, que postula a teoria dos campos e desenvolve o conceito de habitus, levanta-se um conjunto de crenças e práticas sociais que concretizam a identidade dos indivíduos em sociedade, particularmente no grupo dos excluídos.

Assim, a pesquisa tem por objetivo verificar se, na obra literária de Luiz Beltrão, elementos da Folkcomunicação já estavam presentes, conforme postulam as hipóteses levantadas no trabalho de pesquisa.

Os resultados obtidos apontam que serão necessários outros estudos de análise para que se possam confirmar plenamente as hipóteses levantadas. No entanto, ficam evidentes as escolhas do autor sempre voltadas para os grupos sociais excluídos, sem voz social de relevo no universo comunicacional.

Assessoria Folkcom
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Folkcom Cuiabá 2015 | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes