Maria Eugenia Borsani, professora da Universidad Nacional del Comahue (UNCo), em Neuquén, na Argentina, é a conferencista de abertura da XVII Folkcom. Borsani é diretora do Centro de Estudos em Atualização em Pensamento Político, Decolonialidade e Interculturalidade (Ceapedi), com sede em Neuquén.
Em 2014, a professora da Argentina fez uma temporada de uma semana no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), em Cuiabá.
Borsani (na foto, dando entrevista a uma equipe de TV em Cuiabá) ministrou uma disciplina de 30 horas sobre o pensamento decolonial a alunos de mestrado e doutorado e fez encontros com grupos de pesquisa da UFMT.
A visita foi a primeira atividade entre Ceapedi/UNCo e ECCO-UFMT, que firmaram convênio institucional de cooperação acadêmica.
Na UFMT, Borsani manteve contato também com docentes e alunos das ciências sociais e da filosofia, que mostram-se interessados em outras formas não canônicas de conhecimento e igualmente vêm estudando o “giro decolonial”.
A folkcomunicação, que tem se voltado para formas não canônicas de comunicação,como prática e como abordagem teórica, encontra na decolonialidade uma perspectiva teórica de potencial diálogo.
(Assessoria Folkcom Cuiabá. Foto: Y.G.)
0 comentários:
Postar um comentário