A mostra de fotografias “Cidades folkcomunicacionais e territórios decoloniais: O folclore no espaço urbano brasileiro e latino-americano” foi um dos projetos aprovados para o calendário do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP-UFMT) no primeiro semestre de 2015.
A mostra fotográfica é um dos eventos culturais programados para a XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, que será realizada de 10 a 12 de junho de 2015 na UFMT, em Cuiabá.
O que há de folclórico na cidade contemporânea, observada e registrada pela lente do fotógrafo profissional, mas também do cidadão comum: este é o foco de interesse do projeto “Cidades Folkcomunicacionais e territórios decoloniais”.
Numa primeira instância, a sugestão é promover o registro da dinâmica do folclore no espaço urbano, considerando os modos como ele se enreda na vida moderna e assim se reproduz e se transforma ao longo do tempo.
Numa segunda instância, a sugestão é estimular a captura destas paisagens folkcomunicacionais pelo olhar do cidadão comum, hoje paramentado na convergência dos telefones celulares com câmeras fotográficas.
O projeto visa enfatizar e estimular a prática fotográfica como prática comunicacional e prática poética, considerando dois aspectos com relação às artes visuais no século XXI: a) a massificação do consumo de equipamentos audiovisuais instalados nos aparelhos celulares e b) a popularização da linguagem fotográfica como prática cotidiana.
A curadoria e a organização da mostra contam com participação de docentes do ECCO-UFMT e membros da Rede Folkcom, devendo ser aberta a pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação e outros interessados no registro das manifestações folclóricas e das culturas populares no Brasil e na América Latina.
“Os projetos selecionados para compor a programação 2015 do MACP-UFMT atenderam à instituição por meio de propostas que visam o fortalecimento da memória e da diversidade cultural, a discussão de temas relevantes à sociedade, à educação e à acessibilidade da cultura”, informou Ageo Luiz Bastos Villanova, supervisor do MACP-UFMT, ao divulgar o resultado dos projetos aprovados no dia 12 de fevereiro de 2015.
Ainda em fevereiro, a organização local da XVII Folkcom divulgará o edital de chamada dos trabalhos fotográficos.
Assessoria Folkcom Cuiabá
Foto: Y. G.